ILHOTA
Ilhota é uma cidade simpática e acolhedora, com cerca de 12.300 habitantes.
Colonizada por Belgas, por volta de 1841, Ilhota tem este nome devido à uma pequena ilha, que ficava no meio do Rio Itajaí Açú, no centro da cidade.Esta pequena ilha já não existe mais.
Desde 2002, Ilhota mantém o título de Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia, por conta da qualidade insuperável de seus produtos, da inúmera e crescente quantidade de lojas e seus preços de fábrica.
Em breve agregará a este título, também o de Moda Fitness.
BLUMENAU
Principal polo econômico e turístico do Vale do Itajaí, Blumenau é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest.
A maior festa alemã das Américas, que acontece em outubro desde 1984, atrai vários visitantes.
Fundada em 1850, Blumenau faz reverência às suas origens em cada canto da cidade: nas casas, nos parques, nos monumentos. Os traços da cultura germânica podem ser apreciados nas edificações centenárias de arquitetura alpina e enxaimel, na arte, no artesanato, na rica gastronomia e em outras festas que movimentam a cidade. Construções em estilo colonial, ruas bem cuidadas e jardins floridos também podem ser admirados em passeios pela região central do município.
POMERODE
A herança cultural dos imigrantes vindos da Pomerânia, região histórica que ocupava o norte da Alemanha e a Polônia, é marcante nesse município do Vale Europeu. São mais de 300 casas em estilo enxaimel, que fizeram a Prefeitura reivindicar o título de município, fora da Alemanha, com o maior número de construções desse tipo. Pomerode também tem a maior quantidade de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entre as cidades que integram os Roteiros Nacionais de Imigração.
O legado dos colonizadores também está presente na gastronomia, com destaque para o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), o marreco recheado e também para os pães, cucas, bolachas e tortas. Tudo isso e muito mais pode ser apreciado durante o passeio.